quarta-feira, 22 de junho de 2011

Perfume


O perfume é uma mistura de óleos essenciais aromáticos com álcool e água, utilizado para proporcionar um agradável e duradouro aroma a diferentes objectos, principalmente, ao corpo humano. Este já existe desde há muito tempo, tendo a sua função acompanhado o desenvolvimento das civilizações. A sua utilidade variava no tocante ao espaço e ao tempo e tinha em conta, há alguns anos atrás, o estilo e desenvolvimento das sociedades. Surgiu no Egipto em rituais religiosos, onde a população lançava óleos perfumados para purificar o ar. Já na idade média os perfumes eram usados nos ambientes de banhos públicos. Como vemos, os perfumes nem sempre serviram como uma substância purificadora do nosso corpo para nos tornar mais sensuais.
De referir, que só na época do renascimento é que surgiram os primeiros perfumes com fragrâncias doces, de flores ou de frutos. No século XIX deu-se o “boom” da produção e comercialização de perfumes, tendo tido mais impacto em França, mais propriamente em Grasse, daí ser considerado, ainda nos dias de hoje, o país dos perfumes. Os aromas quimicamente alterados satisfaziam os gostos da população mais avantajada financeiramente. A crescente globalização contribuiu para a expansão dos perfumes por todo o mundo, havendo nos dias de hoje centenas de fragrâncias diferentes.
É um facto que, em pleno século XXI quase todas as pessoas têm perfumes em casa, uma vez que a estética físico-corporal está, de uma forma intransigente, implícita em todas as sociedades. Nos dias que correm, o perfume é considerado como algo inovador, indispensável, luxuoso e elegante, perfeitamente acessível a todos os bolsos e classes sociais, portanto, já é considerado como um bem de primeira necessidade de que muitas pessoas não dispensam.
Resta relembrar que a composição química dos perfumes varia, e essa variação dá-se pela sua concentração, ou seja, nem todos os perfumes têm a mesma percentagem de essência, daí haver uns perfumes mais fortes e outros mais fracos.
- Parfum (extracto de perfume) que é a forma mais concentrada de compostos aromáticos (essência).
-Eau de parfum
-Eau de toilette São os mais habituais e os mais vendidos nas perfumarias
-Eau de cologne
- Splash Perfumes que é a forma menos concentrada de compostos aromáticos (essência).
Deixo-vos na imagem o meu Eau de Parfum favorito, o J’Adore da DIOR. Tem uma fragrância forte mas delicada e agradável.

1 comentário:

  1. Adoro perfumes! Faço colecção. Gosto de escolher o meu perfume conforme a estação do ano, conforme o sítio para onde vou ou o que tenho vestido, uns são para o dia, outros para a noite... Gosto de pensar: como me sinto? Quero este...

    ResponderEliminar